Tomada de decisão com base em Analytics

Atualizado: 2 de jul. de 2021

Hoje no mundo corporativo se discute muito sobre decisões baseadas em dados para melhorar performance do negócio, e este tema vem ganhando extrema relevância dentro do território de gente. Mas afinal, você sabe como se basear em People Analytics para tomada de decisão na sua empresa?

Primeiramente, para que o processo de análise seja efetivo, muitos estudos apontam a necessidade de existir um problema de negócio claro! Na prática, é muito comum que os profissionais se desvirtuem dos objetivos e tentem acompanhar problemas menores, ou esqueçam qual o real problema que estão estudando

O framework abaixo apresenta uma estrutura interessante para a elaboração e seleção dos problemas-chave que podemos analisar com base em dados.

E o quão efetiva é a utilização de analytics na tomada de decisão? Como a resolução dos problemas de negócio se relacionam com HR analytics?

Um case de sucesso bem interessante aconteceu em uma companhia de exploração offshore, usando dados qualitativos e quantitativos, para descobrir o porquê a performance entre as plataformas variava tanto e como isso afetava a satisfação do cliente.

As principais descobertas foram que a satisfação do cliente está atrelada a performance operacional da plataforma e está atrelada à outros fatores importantes, como a qualidade da liderança, que impacta diretamente em um menor turnover. O menor turnover, por sua vez, resulta em uma melhor competência da equipe, melhor performance em relação à segurança do trabalho, menos horas de manutenção e vazamentos da plataforma - resultando assim em uma melhor performance operacional da plataforma.

Com essas informações em mãos então foram elaborados planos de ação para policiar esses indicadores. Criação de treinamentos/seleção mais intensivos para a liderança, focando em treinamentos também para os membros da equipe e registro das informações em scorecards de vazamentos e horas de manutenção.

Garantindo um processo fluido e bem controlado para melhorar um grande problema que o negócio enfrentava.



Separamos algumas perguntas que apoiam a reflexão acerca desse tema:

  • Na sua empresa você tem claro os problemas de negócio?

  • Suas decisões e métricas estão atreladas aos problemas certos?

  • A sua empresa tem confiabilidade nos dados que usam para as decisões?

  • E hoje qual o cenário, a área é receptiva a dados para embasamento de decisões?

Além disso, se você quiser se aprofundar no tema, elencamos também alguns conteúdos que podem servir como referências para a discussão.

Toward Evidence-Based HR: (Link)

HR ANALYTICS: IT’S NOT A FADIT’S THE FUTURE: (Link)

31 visualizações